As câmeras sem espelho da Sony tiveram uma grande vantagem sobre seus rivais Canon e Nikon – e sua nova lente zoom é um lembrete de que ainda mantém a vantagem sobre esses dois gigantes quando se trata de vidro.
A Canon e a Nikon fizeram bem em aumentar o alcance das lentes para suas câmeras RF e Z-mount, que só chegaram em 2018. Agora, respectivamente, elas têm 26 e 27 lentes disponíveis para suas câmeras sem espelho, mesmo que muitas dessas lentes estejam esgotadas . Ambas as empresas também permitem que você adapte lentes feitas para suas DSLRs mais antigas.
Mas a nova FE 24-70mm f/2.8 G Master II da Sony, e a linha E-Mount da qual ela faz parte, mostra que a Canon e a Nikon ainda estão se atualizando. Este novo zoom de médio alcance é outra adição elegante à sua linha ‘G Master’, que são suas lentes profissionais de primeira linha. E, de forma reveladora, é uma continuação de segunda geração da lente original que a Sony lançou em 2016.
A Canon e a Nikon têm uma herança inigualável quando se trata de lentes DSLR, mas nenhuma delas ainda está no estágio de fazer sequências refinadas para suas lentes sem espelho full-frame. A FE 24-70mm f/2.8 G Master II é a menor e mais leve lente f/2.8 G Master da sua gama. E com este lançamento, essa gama de lentes de montagem tipo E agora chega a impressionantes 67 lentes.
Claro, não é apenas um jogo de números, e algumas dessas lentes precisam ser atualizadas. Mas ficamos impressionados com a qualidade das recentes lentes G Master da Sony, desde a Sony FE 70-200mm f/2.8 GM OSS II até a Sony FE 50mm f/1.2 GM, que dissemos, “estabelece uma nova referência para velocidade e qualidade óptica”. E esse novo zoom de médio alcance, embora também sem dúvida caro em US $ 2.300 / £ 2.099 (cerca de AU $ 3.700), promete seguir seus passos.
Se você perdeu o anúncio, a FE 24-70mm f/2.8 G Master II pesa apenas 695g – isso é 22% menos que sua antecessora e consideravelmente mais leve que suas equivalentes Canon, Nikon e Sigma. O design também promete oferecer um bokeh delicioso e ser ideal para filmadores de vídeo, graças à inclusão de quatro motores XD Linear para foco automático rápido e silencioso e um prático interruptor de ‘suavidade’ de zoom para ajustar o torque do anel de zoom.
Outros bônus incluem um mecanismo de ‘foco flutuante’ para ajudar a controlar problemas comuns como aberração cromática e um revestimento de flúor para manter a umidade afastada. Vamos esperar para testar a FE 24-70mm f/2.8 G Master II antes de chegar a qualquer conclusão firme, mas no papel, está se tornando a melhor lente do gênero para fotos e vídeos.
A família E-mount na qual ele se encaixa também permanece um passo à frente da Canon e Nikon, apesar de algumas declarações ousadas desses dois pesos pesados sobre seus planos de lentes sem espelho.
Análise: Canon e Nikon no slipstream da Sony
A liderança da lente da Sony sobre a Canon e a Nikon não é muito surpreendente quando você considera que ela lançou sua primeira câmera sem espelho full-frame em 2013 – cinco anos antes de seus rivais. Mas a Canon e a Nikon não ajudaram a si mesmas por serem resistentes à abertura de suas montagens RF e Z para fabricantes terceirizados.
Em sua tentativa de interromper o mundo das câmeras, a Sony permitiu que marcas como Sigma, Tamron e Zeiss produzissem lentes equipadas com foco automático para sua montagem tipo E. Isso significa que os proprietários de câmeras da Sony agora têm uma enorme variedade de lentes sem espelho para escolher – e é um bolo que a Sony está decorando alegremente com criações próprias impressionantes, como a nova FE 24-70mm f/2.8 G Master II.
É por isso que a Canon e a Nikon fizeram recentemente algumas proclamações ousadas sobre seus roteiros de lentes de câmera sem espelho. A Canon declarou recentemente que planeja manter seu ritmo de lançamento de oito novas lentes RF por ano nos próximos quatro anos, enquanto há algumas semanas Nikon prometeu em um plano que produzirá mais 22 lentes de montagem Z até 2025.
Essas são declarações ousadas que, apesar de alguma desaceleração inevitável relacionada à pandemia, devem ver os dois gigantes das câmeras começarem a alcançar a Sony em termos de números absolutos. Especialmente se eles começarem a abrir suas montagens para fabricantes de terceiros, como a Fujifilm recentemente.
Mas, por enquanto, lentes como a FE 24-70mm f/2.8 G Master II mostram que a Sony não pretende deixar sua liderança escapar – e a qualidade dessas lentes deve ser uma boa combinação para qualquer câmera que tenha planejado para 2022, como o suposto Sony A7R V.