A Sony acaba de lançar seus dois mais recentes projetores a laser 4K e, embora um deles seja o tipo de preço de ponta que geralmente esperamos para essas coisas, o segundo é menor e Muito de mais acessível, oferecendo a maior parte da mesma tecnologia de qualidade de imagem. Isso torna o laser 4K uma alternativa seriamente tentadora para uma TV de tela gigante.
A nova opção pequena e mais barata é a chamada Sony VPL-XW5000ES. A Sony diz que é “30% menor em tamanho e 35% mais leve” do que o modelo Sony VPL-VW790ES que seus dois novos projetores estão substituindo efetivamente, o que significa que será muito mais fácil caber em uma prateleira ou no teto, e geralmente significa que é mais provável que você consiga acomodá-lo em uma sala. Suas dimensões exatas são 18,1 x 7,9 x 18,6 polegadas / 460 x 200 x 472 mm.
O Sony XW5000ES produz 2.000 lúmens de brilho, mas consegue isso com uma redução de 30% no uso de energia por lúmen em comparação com o modelo mais antigo, o que significa que é mais eficiente (e esperamos que funcione mais frio e silencioso) do que as opções de laser anteriores.
O Sony VPL-XW5000ES custará US $ 5.999 / £ 5.999 (o preço AU é tbc) quando for lançado no “verão de 2022” – espere julho ou agosto. Obviamente, esse ainda é um preço muito alto em comparação com o que a maioria das pessoas paga por uma TV 4K, mas está praticamente alinhado com os melhores projetores 4K e – o que realmente nos interessa – também o torna competitivo com as melhores TVs de 85 polegadas.
Os gostos do Samsung QN95B custam mais do que isso para um modelo de 85 polegadas … e eles são obviamente só 85 polegadas. Este projetor foi feito para ficar maior – muito maior – pelo mesmo preço.
O Sony VPL-XW7000ES é seu irmão mais velho do VPL-XW5000ES, embora na verdade não seja muito maior em 18,1 x 8,3 x 20,4 polegadas / 460 x 210 x 517mm. Seu preço, no entanto, é muito maior em US $ 27.999 / £ 14.999, que é muito mais parecido com os preços que estamos acostumados a ver para projetores a laser de elite.
Por esse dinheiro extra, você obtém uma saída mais brilhante de 3.200 lúmens, uma nova lente de 70 mm que promete foco ainda mais nítido em toda a imagem e um recurso ‘Live Color Enhancer’ projetado para fornecer cores mais vivas onde possível, enquanto garante que elementos como o tom de pele não se tornem irrealistas.
Ambos os modelos usam o mesmo painel SXRD de 0,61 polegadas “menor do mundo” para projeção, com resolução nativa de 4K. Ambos também incluem o processador de imagem X1 da Sony, que tem sido um acessório em muitas TVs Sony altamente cotadas. Excelente processamento de movimento e upscaling de HD são duas das características deste processador, mas o que talvez seja mais empolgante são seus recursos de ‘HDR Remaster’ – é fantástico pegar material SDR e torná-lo HDR enquanto mantém o realismo na imagem. Para aqueles com uma biblioteca de Blu-rays HD, esses podem ser os melhores projetores disponíveis hoje.
E geralmente você pode esperar um desempenho HDR de primeira linha desses projetores, graças a eles serem a laser. Assim como as melhores TVs OLED, os projetores a laser podem ficar totalmente e genuinamente pretos em áreas que precisam, o que significa que você obtém contraste e alcance surpreendentes.
Por fim, esses modelos até prometem ser ótimos para jogos. Em 4K 60Hz, a Sony diz que você pode esperar cerca de 20ms de atraso, enquanto em 2K 120Hz a Sony diz esperar 13ms, o que é competitivo com as melhores TVs para jogos. A única desvantagem é que você não pode fazer 4K 120Hz – mas as TVs para jogos não vêm em tamanhos de 120 polegadas, então vamos chamar de empate.