o Xiaomi Mi11O hardware do ‘s era excelente, mas seu software o impedia. Um ano depois e a série Xiaomi 12 está aqui, após um ano de sucesso para a supermarca chinesa.
Xiaomi atingiu o terceiro lugar com suas remessas de smartphones em 4º trimestre de 2021e os seus Xiaomi Mi 11 Ultra abriu novos caminhos em termos de tecnologia de câmera móvel, lançando com um sensor de quase 1 polegada. A Xiaomi também tem feito ondas com o melhor telefone com câmera de orçamento do ano passado, o Redmi Note 10Pro.
Enquanto o Xiaomi Mi 11 e o Mi 11 Pro eram telefones grandes, este ano, a Xiaomi diminuiu o tamanho. O Xiaomi 12 em particular é o menor telefone que testamos com o poderoso chip Snapdragon 8 Gen 1, colocando-o contra o da Sony Xperia 5 série e o Samsung Galaxy S22.
Custando US $ 749, o Xiaomi 12 reduz a maioria dos telefones que carregam seu poder sem reduzir recursos como carregamento sem fio – geralmente o primeiro a sair. Embora não haja uma câmera telefoto com zoom óptico, no papel, essa ainda pode ser a melhor opção para quem deseja uma experiência mini e poderosa.
Projeto e tela
O Xiaomi 12 está longe de ser uma atualização direta para o Mi 11. Enquanto o Xiaomi não Pro do ano passado tinha uma enorme tela de 6,8 polegadas, a tela de 6,28 polegadas do Xiaomi 12 é pequena em comparação. Isso o torna um dos poucos smartphones Android verdadeiramente de bolso com potência principal.
Você pode pegar o Xiaomi 12 em azul, cinza e roxo, e todas as cores parecem suaves com bom gosto. Analisamos a versão roxa e realmente gostamos do tom de rosa sutil combinado com seu estilo premium. A tela é Gorilla Glass Victus e se curva elegantemente nas laterais do telefone, que se curva para encontrar o vidro arredondado, proporcionando uma ótima sensação na mão também.
Refrescantemente leve para um telefone premium, o Xiaomi 12 pesa apenas 180g, embora ainda pareça sólido e bem construído.
Assim como o Xiaomi 12 Pro, o vanilla 12 não tem classificação IP, por isso não repele oficialmente poeira e água como a maioria dos carros-chefe. Seria uma pena se o telefone não estivesse protegido contra umidade, mas com a bandeja do SIM sendo selada e mais fabricantes, incluindo OnePlus, adiando a certificação de seus telefones, apesar de ainda torná-los à prova de intempéries, não estamos também preocupado com a durabilidade do Xiaomi 12.
Os botões estão todos no lado direito do dispositivo – apenas um botão liga / desliga e um botão de volume, e há um slot dual-SIM na base, bem como um IR blaster na parte superior.
Na tela, e é um AMOLED Dot Display de 6,28 polegadas com uma taxa de atualização de 120Hz. Inferior à tela do Xiaomi 12 Pro, com uma taxa de atualização menos expansiva e um brilho de pico mais baixo, ele pode ser alternado manualmente para 60Hz ou 120Hz e sobe para (ainda excelente) 1100 nits.
Quanto à qualidade de imagem da tela, ela ainda parece zingy com uma imagem brilhante e vibrante e uma taxa de contraste de 5.000.000:1. Além disso, possui uma taxa de amostragem de toque de 480Hz, o que o torna responsivo para jogos – perfeito, considerando toda a potência sob o capô.
A clareza está no ponto com uma resolução de 2400 x 1080. Isso significa que o Xiaomi 12 tem uma densidade de pixels de 419 pixels por polegada, portanto, mesmo se você olhar bem de perto, será difícil identificar um pixel.
Tudo isso cria um telefone realmente impressionante para ver, manusear e assistir a conteúdo.
Especificações da câmera Xiaomi 12 Pro
Uma câmera principal de 50MP alimenta a experiência de imagem do Xiaomi 12 e, enquanto o Pro é liderado por um sensor Sony de 50MP IMX707 de 1/1,28 polegadas, o Xiaomi 12 possui um IMX766. Dificilmente um compromisso, este é o mesmo sensor principal que alimenta o excelente OPPO Find X5 Pro e Realme GT 2 Pro.
A câmera ultra grande angular de 13MP é alimentada por um sensor OmniVision e possui um campo de visão de 123° e uma abertura f/2.4, enquanto a câmera tele-macro é um sensor de 5MP com distância focal equivalente a 50mm.
Embalando todos os modos de disparo do 12 Pro, inclui Auto, Pro, Vídeo, Retrato, Noite, 50MP de resolução total, Vídeo curto, Panorama, Captura de documentos, Vlog, Câmera lenta, Lapso de tempo, Efeitos de filme, Exposição longa, Modos de vídeo Supermoon e Dual. Portanto, há muito espaço para flexibilidade criativa, apesar da pegada do tamanho da palma da mão do telefone.
Desempenho da câmera Xiaomi 12 Pro
Capaz de capturar desfoque de fundo impressionante e resultados impressionantes em condições de iluminação, enquanto o Xiaomi 12 não é um carro-chefe de primeira linha, você não o saberia a julgar por sua câmera principal.
A Xiaomi expõe e satura fotos com um verniz agradável, saturando cenas com pouca luz em particular mais do que os telefones com câmera da Apple e da Sony que se inclinam para o processamento mais tradicional. Assim como nos telefones Samsung, você terá fotos energizadas e de ótima aparência após um dia de filmagem com o Xiaomi 12, o que provavelmente será melhor para um certo tipo de usuário de smartphone.
O que a Xiaomi consegue evitar é o exagero que os telefones Realme são culpados de carregar suas fotos. Você só saberia que uma foto tirada no Xiaomi 12 foi aprimorada em comparações lado a lado com o assunto real ou uma câmera mais conservadora.
A nitidez da foto da câmera principal é muito boa, e o foco também impressiona. As fotos das câmeras ultra-amplas possuem uma suavidade, então você não pode realmente cortá-las, a menos que sejam tiradas em excelentes condições de iluminação. Dito isto, eles capturam fotos de exposição estendida em cenas escuras para que os resultados não sejam ruins em si. Quanto à câmera telemacro, é uma adição divertida que tira fotos em close muito nítidas.
Com o modo Pro e a captura RAW, também há muito escopo para tirar um pouco mais de suas fotos, especialmente porque a câmera principal, ultra larga e telemacro do Xiaomi 12 captura fotos RAW DNG no modo Pro. Isso abre um mundo de criatividade.
Adicione à mistura uma câmera selfie forte que captura retratos lisonjeiros e uma excelente câmera de vídeo estabilizada com resolução de até 8K e, junto com o Sony Xperia 5 III, o Xiaomi 12 é nosso telefone com câmera compacta favorito, mesmo que suas fotos não sejam t sempre tão realista.
Desempenho e especificações do Xiaomi 12
O chipset Snapdragon 8 Gen 1 de última geração da Qualcomm garante que o Xiaomi 12 tenha o verdadeiro poder principal e o desempenho diário seja excelente. Esse poder é combinado com até 8 GB ou 12 GB de RAM, tornando o Xiaomi 12 tão especificado quanto um telefone Android.
Com armazenamento de 128 GB ou 256 GB, há muito espaço para fotos e vídeos no Xiaomi 12, mas se você planeja capturar muitas imagens em 4K ou 8K, não há expansão do cartão SD – então opte pelo modelo de maior capacidade.
Os alto-falantes quádruplos do telefone apresentam ajuste Harman Kardon e, surpreendentemente, seus alto-falantes soam mais altos que os do Pro, embora o tom do Pro seja mais limpo. Também vale a pena notar que nenhum telefone supera o iPhone 13 Pro Max nessa frente, que possui uma qualidade arredondada e totalmente mais quente.
Provavelmente, a nossa coisa menos favorita sobre os telefones Xiaomi anteriores foi a interface pesada da marca, MIUI. Felizmente, desta vez, a Xiaomi corrigiu a maioria dos bugs, com desempenho suave e sem falhas no modo escuro. Embora ainda seja uma interface muito mais pesada do que o Android padrão, o novo MIUI 13 é um passo definitivo na direção certa.
Com uma excelente relação de tamanho de bateria para tela, a bateria de 4500mAh do Xiaomi 12 o mantém vivo de manhã à noite e possivelmente no segundo dia, se você não estiver martelando totalmente o telefone com fotos, jogos e reprodução de música.
Embora não haja carregamento de 120 W no Xiaomi 12, que é o melhor recurso da classe do 12 Pro, ele é alimentado a 67 W e oferece carregamento sem fio rápido de 50 W e carregamento sem fio reverso de 10 W, o que é excelente – superando o melhor da Apple e Samsung.
Xiaomi 12: Veredicto
O Xiaomi 12 é uma opção compacta fantástica para quem procura um telefone Android pequeno e sem compromissos. Seu estilo é inteligente, sólido e suave, enquanto ainda se sente e parece premium. Sua tela também é brilhante, forte e tão nítida quanto precisa ser – perfeita para filmes e jogos, e o telefone também é poderoso.
Embora o Xiaomi 12 não tenha o mesmo sistema de câmera que o Pro, não estamos bravos com sua configuração de câmera tripla. Ele possui o mesmo excelente sensor IMX766 de 50 MP no carro-chefe OPPO Find X5 Pro, sua câmera telemacro é ótima para fotos em close e sua ultra-angular faz o trabalho.
Com a duração da bateria que dura de manhã à noite, carregamento rápido com e sem fio e uma interface muito melhorada, há muito pouco que não gostamos no Xiaomi 12. Portanto, embora não seja o melhor telefone com câmera que analisamos, é definitivamente um dos melhores telefones com câmera disponível pelo seu preço – e a nossa opção compacta favorita até à data.
• Os melhores telefones com câmera que você pode comprar hoje
• Os melhores telefones Xiaomi
• Os melhores phablets
• Qual é o melhor iPhone para fotografia?
• Os melhores gimbals
• As melhores capas de telefone